top of page
Quem somos.png

Como Surgimos

O Sítio do Bello surgiu em 1999, uma iniciativa do químico Douglas Bello que sempre teve o desejo de reflorestar e recompor áreas degradadas.

No final dos anos 1990, tomou conhecimento das frutas nativas e começou a se dedicar a aprender mais sobre elas (como plantar e manejar, seus sabores, as possibilidades de uso de seus frutos etc.). Nesse processo, percebeu que havia um potencial enorme nessas frutas.

Ele adquiriu, então, essa propriedade de pouco mais de 10 hectares em Paraibuna-SP e plantou mais de 6 mil árvores, principalmente nativas, sendo de frutas, mais de 80 espécies plantadas.

Como definiu o próprio Douglas Bello, “a ideia interna do sítio era mostrar que é possível reflorestar uma área degradada com o plantio de frutas nativas, montando um sistema agroflorestal de várias espécie de frutas, para daqui 30 ou 40 anos, essa floresta ter o papel de uma floresta original e do lado de fora, o lado externo, nosso objetivo é divulgar as frutas nativas, pois existem mais sabores além dos que conhecemos”.

No ano de 2023, inicia-se a nova gestão do sítio, por meio da celebração de um contrato de arrendamento por 10 anos entre o químico Douglas Bello e o engenheiro agrônomo Carlos Alberto da Silva Filho. Por meio desse acordo, os trabalhos com as frutas nativas puderam ser continuados.

Nosso propósito e no que acreditamos

O Sítio do Bello tem como propósito produzir, comercializar e incentivar o consumo consciente de frutas nativas do Brasil como forma de preservá-las, assim como os ecossistemas de onde são originárias.

Acreditamos que podemos atuar de forma conservacionista, por meio do plantio e do incentivo ao plantio de frutas nativas em sistema agroflorestal como alternativa ao extrativismo e ao plantio convencional (monocultura). Acreditamos que o plantio em sistema agroflorestal, associado ao cultivo em sistema agroecológico, seja um meio de aliar conservação ambiental e recuperação de áreas degradadas com a produção agrícola, econômica e socialmente sustentável. 

Acreditamos que essa maneira de produzir seja uma alternativa para quem deseja gerar renda aliada à conservação e à recuperação ambientais, principalmente para pequenos produtores e agricultores familiares, sendo, desta forma e também, socialmente justa

Endereço: Estrada da Roseira, Km 11,5 – Paraibuna, 12260-000- São Paulo.

Linha do Tempo

Linha do Tempo Sítio do Bello
bottom of page